Política


TSE libera show virtual de Caetano Veloso para campanha de Manuela D’Ávila


Publicado 05 de novembro de 2020 às 15:41     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / Redes Sociais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou o show virtual do cantor Caetano Veloso para arrecadar recursos para a campanha da candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila (PCdoB). O evento havia sido barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e o caso foi parar na última instância da Justiça Eleitoral.

Segundo o Uol, a liberação foi autorizada por seis votos a um. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, afirmou que os ministros entenderam que por ser um evento fechado, no qual o público deveria comprar ingresso para assistir à apresentação pela internet, a apresentação não poderia ser comparada aos “showmícios”, prática vedada pela legislação eleitoral que consiste na apresentação de artistas para animar comícios eleitorais.

“Não estamos diante de um evento de propaganda de candidatura, nem de um showmício, o que temos é um show pago, com finalidade de arrecadar recursos, inclusive sem pronunciamento da própria candidata”, afirmou o ministro.

Ainda de acordo com a publicação, o fato de a legislação eleitoral autorizar a organização de eventos para a arrecadação de recursos de campanha acabou influenciando a decisão. Os ingressos para o show de Caetano vão custar R$ 30, e acontecerá neste sábado (7), uma semana do primeiro turno de votação.

Leia mais:
Justiça suspende showmício de Manuela D’Ávila com Caetano Veloso em Porto Alegre



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso