Política


TSE manda campanha de Lula apagar fala de Bolsonaro sobre venezuelanas


Publicado 17 de outubro de 2022 às 15:23     Por Redação AjuNews     Foto Fernando Frazão / Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou que a campanha do candidato à Presidência da República, Lula (PT), remova de seus perfis em redes sociais o trecho de uma entrevista em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que “pintou um clima” ao se referir a adolescentes venezuelanas. A decisão deste domingo (16) atende ao pedido da campanha de Bolsonaro.

Além disso, o ministro também proibiu que o mesmo trecho da entrevista seja utilizado pela campanha adversária nas propagandas gratuitas de TV e rádio. A determinação alcança as plataformas TikTok, Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook, Telegrama e Kwai. O conteúdo deve ser removido imediatamente, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

No entendimento de Moraes, a fala de Bolsonaro foi gravemente retirada de contexto para associá-lo à pedofilia. “A divulgação de fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização e aparente finalidade de vincular a figura do candidato ao cometimento de crime sexual, parece suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa”, escreveu.

A fala aconteceu durante uma entrevista de Bolsonaro a um podcast na sexta-feira (14). “Eu estava em Brasília, na comunidade de São Sebastião, se eu não me engano, em um sábado, de moto. Parei a moto em uma esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas. Três, quatro. Bonitas. De 14, 15 anos. Arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. ‘Posso entrar na sua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, contou.

Com informações da Agência Brasil*



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso