Mundo


Cientistas descobrem como o corpo combate o coronavírus


Publicado 18 de março de 2020 às 19:00     Por Redação AjuNews     Foto Ascom / SES

Cientistas australianos afirmam ter descoberto pela primeira vez como o sistema imunológico combate a infecção causada pelo novo coronavírus (covid-19). As informações foram publicadas pela BBC, nesta quarta-feira (18).

A pesquisa foi publicada na revista médica Nature Medicine, e mostra que as pessoas infectadas pelo novo coronavírus estão se recuperando da mesma forma como elas se recuperam de uma gripe. Segundo especialistas, definir quais serão as células do sistema imunológico que atuam no combate ao vírus poderá ajudar no desenvolvimento de uma vacina.

“Esta descoberta é importante porque é a primeira vez que estamos realmente entendendo como nosso sistema imunológico combate o novo coronavírus”, disse Katherine Kedzierska, co-autora do estudo.

Outros especialistas afirmaram que a pesquisa do Instituto Peter Doherty para Infecção e Imunidade, de Melbourne, é “um grande avanço”.

O que foi descoberto?

Muitas pessoas infectadas pela covid-19 já se recuperaram, o que demonstra que o sistema imunológico consegue combater o vírus. Os pesquisadores conseguiram identificar quatro tipos de células que combatem o novo coronavírus.

Como isso vai ajudar?

De acordo com o professor decano de ciências médicas da Universidade de Tecnologia Swinburne, Bruce Thompson saber quando as células imunológicas começam a atuar pode “prever o ciclo do vírus”. “Quando você sabe quando as várias respostas do corpo acontecem, você pode prever onde está no processo de recuperação”, comentou Thompson.

O ministro da Saúde da Austrália, Greg Hunt, relatou que essa descoberta pode também ajudar a acelerar a produção de uma vacina e de possíveis tratamentos para pacientes infectados.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso