Saúde


Covid-19: OMS pede que governos olhem para possíveis casos anteriores a janeiro


Publicado 05 de maio de 2020 às 19:10     Por Dhenef Andrade     Foto Fernando Frazão / Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugeriu a governantes e autoridades sanitárias que verifiquem a possibilidade de identificar registros de casos de covid-19 anteriores a janeiro, mês em que foi decretada oficialmente a situação de emergência. As informações são da coluna de Jamil Chade, do site Uol, publicadas nesta terça-feira (5).

A declaração do órgão é decorrente da descoberta de um caso positivo da doença na França, no mês de dezembro. Médicos franceses encontraram provas de que pelo menos uma pessoa teria sido contaminada pelo vírus ainda no dia 27 de dezembro. Na França, o primeiro caso oficial é de 24 de janeiro. Oficialmente, os casos apenas teriam desembarcado na Europa em janeiro e o primeiro alerta por parte dos chineses ocorreu no dia 31 de dezembro.

Para a OMS, tal descoberta não surpreende, já que turistas e viajantes poderiam ter feito o trajeto para a Europa em 2019, antes da declaração primeira do surto. A porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, sugere que governos olhem para eventuais casos em novembro. “Isso nos vai ajudar a ter uma nova perspectiva e pode nos ajudar a ver o potencial de circulação do vírus”, disse.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso