Mundo


Doença misteriosa na Índia: Ex-ministro diz que governo esconde razões de surto, revela jornal


Publicado 07 de dezembro de 2020 às 19:40     Por Roberta Cesar     Foto Arquivo / Agencia Brasil

O ex-ministro-chefe do estado indiano de Andhra Pradesh, Chandrababu Naidu, acusou a atual gestão de tentar esconder os motivos que resultaram no surto de uma doença misteriosa que já chegou a atingir mais de 400 pessoas no sul da Índia desde sábado (5). Até o momento, uma morte foi confirmada. As informações foram publicadas pela revista Época, nesta segunda-feira (7).

De acordo com a reportagem, o ex-ministro-chefe disse que a crise sanitária que ocorre na cidade de Eluru aconteceu devido o “fracasso do governo” no fornecimento de água potável e saneamento adequado à população.

“Foi apenas por causa do fracasso do governo em fornecer água potável e saneamento adequado que a presente situação está em vigor em Eluru”, afirmou, conforme o periódico India Today.

A estimativa inicial era que a causa poderia ser a contaminação da água, no entanto, a hipótese foi descartada. Além disso, outra suspeita é de que algumas substâncias organocloradas podem ter provocado o surto da doença.

“Também foi incorreto descartar os sintomas dos pacientes afetados como histeria em massa. Ao dizer isso, o governo estava abdicando de sua responsabilidade em um momento em que as pessoas precisam desesperadamente de toda ajuda possível. Uma pessoa morreu e mais de 315 pessoas ficaram doentes até agora, mas o governo do estado está levando isso com leveza”, disse Naidu.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso