Mundo


Em retaliação aos EUA, Irã viola novamente acordo nuclear e aumenta nível de enriquecimento de urânio


Publicado 04 de janeiro de 2021 às 11:22     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Televisão Nacional Iraniana

O Irã informou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que irá aumentar o nível de enriquecimento de urânio para 20%, violando o acordo nuclear de 2015. O procedimento será realizado em uma instalação na vila de Fordow, no distrito rural iraniano. O nível de 20% traçado pelo país é o mesmo que estava vigente antes do acordo em questão.

As violações ao acordo nuclear têm sido comuns por parte do Irã desde 2019, quando os Estados Unidos saíram de forma unilateral do acordo. Além disso, os EUA promoveram a reimposição de sanções econômicas ao Irã.

Em dezembro, o Parlamento iraniano aprovou uma lei que tem, entre várias medidas, a possibilidade do aumento do nível de enriquecimento de urânio para acima de 3,67%, o valor estabelecido no acordo nuclear. Foi uma resposta ao assassinato de Mohsen Fakhrizadeh, principal cientista nuclear do Irã, em novembro. O país culpa Israel pelo fato.

As tensões também têm aumentado com os Estados Unidos, uma vez que neste domingo (3) se completou um ano do aniversário do assassinato do general local Qassem Soleimani por parte dos EUA. A morte de Soleimani acirrou ainda mais o clima entre Teerã e Washington.

Com a mais recente decisão, o Irã permite uso de urânio para produzir isótopos médicos, mas também fica próximo do enriquecimento a 90%. Tal nível é base para produzir armas nucleares. O valor de 3,67% já havia sido violado antes, mas para 4,5%.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso