Mundo


Emissões de carbono no mundo tem queda de 17% durante pico da quarentena


Publicado 20 de maio de 2020 às 10:09     Por Roberta Cesar     Foto Arquivo / Agência Brasil

As emissões de carbono e outros gases de efeito-estufa caiu 17% na primeira semana do mês de abril, quando os principais países do mundo, responsáveis por 89% das emissões globais de CO2, estavam em algum nível de isolamento social. No Brasil, essa queda chegou a 25%. As informações são de um estudo publicado pela revista Nature Climate Change, nesta terça-feira (18).

De acordo com os dados, a maior redução é do setor de transporte que diminuiu suas emissões em 43%. Se somadas, as emissões dos setores de energia e indústria também resultam em uma diminuição de 43% das emissões.

Segundo o estudo, o setor de aviação é o mais impactado pelas medidas de isolamento, mas suas emissões contabilizam somente 3% das emissões globais, o que representa 10% da queda nas emissões globais durante o período da pandemia.

A pesquisa tem a expectativa que o isolamento pode diminuir 4% nas emissões globais de carbono este ano se as medidas de confinamento continuarem até a metade do mês de junho. Além disso, se algumas medidas de restrição continuarem até o fim do ano, a queda anual pode chegar a 7%.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso