Mundo


EUA dizem que Rússia pode invadir Ucrânia ‘a qualquer momento’


Publicado 13 de fevereiro de 2022 às 18:08     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou que os Estados Unidos (EUA) acreditam que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento, no entanto, espera-se ainda que soluções diplomáticas sejam encontradas. As informações foram publicadas pelo Uol, neste domingo (13).

De acordo com a publicação, o conselheiro também afirmou que as forças russas estão em um local onde uma invasão pode acontecer antes do final dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, no dia 20 de fevereiro.

Conforme informações obtidas pelos EUA e divulgadas pelo o jornal The New York Times, a Rússia está avaliando a próxima quarta-feira (16) como a data prevista para o início.

“Não podemos prever perfeitamente o dia, mas já estamos dizendo há algum tempo que estamos na janela, e uma invasão pode começar, uma grande ação militar pode começar pela Rússia na Ucrânia a qualquer momento – isso inclui esta próxima semana, antes do final das Olimpíadas”, alertou Jake Sullivan.

O conselheiro completou afirmando: “A maneira como eles construíram suas forças, como eles manobraram as coisas, torna real a distinta possibilidade de que haverá uma grande ação militar muito em breve”.

Para Jake Sullivan, uma ação militar russa provavelmente começaria com ataques de mísseis e bombas que poderiam matar civis. A partir dessa possibilidade, os EUA e outras nações ocidentais fizeram apelos para que seus cidadãos deixem o país.

“Civis inocentes podem ser mortos independentemente de sua nacionalidade. Isso seria seguido por um ataque de uma força terrestre se movendo pela fronteira ucraniana. Novamente, onde civis inocentes poderiam ser pegos no fogo cruzado ou presos em lugares de onde não podiam se mover. É por isso que estamos sendo tão claros e diretos com os cidadãos americanos que, embora as opções de transporte comercial ainda estejam disponíveis, eles devem aproveitá-las”.

Leia mais:
Rússia pode invadir Ucrânia e EUA alerta para possível guerra mundial



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso