Mundo


Justiça de Angola decreta fechamento de quatro templos da Igreja Universal


Publicado 21 de setembro de 2020 às 19:00     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação / IURD

A Justiça angolana decretou o fechamento de quatro templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no país, segundo a agência de notícias portuguesa Lusa, neste domingo (20). De acordo com a agência, uma fonte policial afirmou que, por ordem do Ministério Público da Angola, todos os templos da IURD no país vão ser fechados, mas que a ação será “de forma gradual”. As informações foram publicadas pelo Uol.

À reportagem, a Universal se disse “surpresa” com determinação do fechamento dos templos. Segundo a IURD, durante cultos nos locais, oficiais angolanos chegaram e ordenaram a proibição das atividades.

Os recentes fechamentos acontecem um mês depois da Procuradoria-Geral de Angola impedir o funcionamento de outros sete templos da Universal por “indícios suficientes da prática de delitos como associação criminosa, fraude fiscal, exportação ilícita de capitais, abuso de confiança e outros atos ilegais”, de acordo com um comunicado do órgão na época.

Os quatro templos fechados são os de Kilamba, Estalagem, Km 30 e Samba. Segundo a IURD, os policiais que foram ao local e determinaram o fechamento dos templos não estavam “munidos de qualquer mandado ou documentação de suporte”. Desde o fim de 2019, pastores angolanos da Universal têm tomado o controle das igreja no país, rompendo com a IURD do Brasil.

Leia mais:
MP diz que Igreja Universal foi usada para lavar dinheiro da corrupção na prefeitura do Rio



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso