Mundo


Nasa planeja levar primeira mulher em missão à lua até 2024


Publicado 23 de setembro de 2020 às 17:40     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / Twitter / Nasa

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) está planejando enviar a primeira mulher em uma missão à lua. Segundo a entidade, está sendo montado um plano de US$ 28 bilhões, o equivalente a mais de R$ 150 bilhões, para poder retornar a superfície lunar em 2024, com o programa Artemis.

Em nota, a agência afirmou que a primeira fase do plano inclui um voo de teste ao redor da lua, durante um mês, sem astronautas, para verificar o desempenho do suporte de vida e capacidades de comunicação.

A primeira missão é chamada Artemis 1, e está prevista para o outono de 2021. A segunda fase, chamada de Artemis 2, vai completar o plano de testes em 2023 com uma tripulação. Já a Artemis 3 vai começar a missão tripulada em 2024, marcando o retorno da humanidade à lua.

Segundo o plano da Nasa, os astronautas da missão Artemis 3 vão passar cerca de uma semana na superfície da lua para coletar amostras, conduzir experimentos e procurar recursos.

De acordo com a agência, depois de estabelecer uma base humana na lua, ela pretende usá-la como um trampolim para facilitar a exploração humana de Marte. No entanto, é necessário que o Congresso libere a verba para que o plano possa ser executado.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso