Mundo
Papa Francisco alerta para “retrocesso da democracia”
O papa Francisco afirmou que está havendo “um retrocesso da democracia” na Europa e no resto do mundo, sobretudo por causa do populismo e da “distância das instituições”. A informação foi divulgada pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP), neste sábado (4).
A declaração foi feita durante a visita do papa Francisco Atenas, diante da presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, e do primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis. A
“Não se pode deixar de constatar, com preocupação, que hoje – e não só no continente europeu – se verifica um retrocesso da democracia. Isto exige a participação e o envolvimento de todos e, consequentemente, requer cansaço e paciência.”
O líder da Igreja Católica afirmou ainda que, em diversas sociedades, preocupadas com a segurança e anestesiadas pelo consumismo, o cansaço e o mal-estar levam a uma espécie de ceticismo democrático.
Francisco ressaltou ainda a necessidade de defender o multilateralismo das “excessivas pretensões nacionalistas” e para que as “exigências comuns” se sobreponham “aos interesses privados”.
Leia os termos de uso