Saúde


Pesquisadores de Senegal testam exame de covid-19 com resultados em 10 minutos pelo custo de um dólar


Publicado 22 de maio de 2020 às 15:50     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / SES-SE

Pesquisadores de Senegal, país africano, estão desenvolvendo um teste rápido para diagnosticar presença do novo coronavírus (covid-19) em 10 minutos, além disso o custo de cada kit seria de um dólar. Se resultados das análises realizadas pelo laboratório Diatropix, administrado pelo Instituto Pasteur, forem positivos, o exame pode ser lançado em junho deste ano. As informações foram publicadas pela coluna Viva Bem, do site Uol, nesta sexta-feira (22).

De acordo com o diretor do instituto, Amadou Sall, com o kit de diagnóstico rápido será possível analisar de 500 a 1000 testes por dia e quatro milhões em um ano. “Não é necessário ter um laboratório super equipado. É um teste simples que pode ser feito em qualquer lugar”, disse Sall à revista News Cientist.

Atualmente os testes usados para diagnosticar pacientes utilizam a técnica PCR, sigla em inglês para Proteína c-reactiva, que detecta sequências de RNA do vírus. Segundo os pesquisadores senegaleses, o exame que está em desenvolvimento examinaria a saliva e os anticorpos para confirmação ou não do covid-19. Senegal tem, até o momento, 2.812 casos confirmados da doença e 32 mortes.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso