Mundo


Pessoas com tipo sanguíneo O têm menos chances de testar positivo para covid-19, diz estudo


Publicado 15 de junho de 2020 às 16:03     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / SES-SE

Resultados preliminares de um estudo genético com mais de 750 mil participantes apontam que pessoas do tipo sanguíneo O são menos suscetíveis a contrair o novo coronavírus (covid-19). Os testes foram realizados pela empresa 23andMe que tenta desvendar o porquê de algumas pessoas não apresentarem sintomas quando infectadas pelo vírus, enquanto outras ficam em estado grave, podendo até irem à óbito.

Segundo divulgado pelo jornal Metrópoles, cientistas observaram que pessoas com sangue tipo O tem até 18% menos de chance de testar positivo e até 26% menos de chance de desenvolver a doença. “O estudo e o recrutamento estão em andamento e temos esperança de que possamos usar nossa plataforma de pesquisa para entender melhor as diferentes maneiras de como as pessoas respondem ao vírus”, diz a empresa.

Os pesquisadores ainda reiteram que fatores como sexo, idade, peso, comorbidades e taxa de exposição ao vírus não afetaram os resultados dos testes. Outro estudo, conduzido por chineses, também encontraram resultados sobre a influência do genótipo sanguíneo sobre a covid-19.

Com 2.173 pessoas residentes de Wuhan e Shenzen, cidades chinesas onde os primeiros focos da doença começaram, infectadas pelo vírus, a pesquisa sugere que pessoas pertencentes ao tipo sanguíneo A são mais suscetíveis à infecção pelo e apresentam mais risco de morte por covid-19, enquanto pessoas do tipo O correm menos risco de contrair e morrer pela doença.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso