Política
Trump pode responder a processos após deixar Casa Branca
O presidente americano Donald Trump vai perder a imunidade parlamentar e pode enfrentar processos após deixar a Casa Branca. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo, nesta terça-feira (10).
Segundo a publicação, o Departamento de Justiça pode retomar a acusação de possível obstrução de Justiça contra Trump apontada no inquérito especial sobre a interferência russa nas eleições de 2016, ou abrir um inquérito sobre suas deduções fiscais.
A investigação sobre a interferência russa é conduzida pelo promotor especial Robert Mueller, e de acordo com o site, não obteve provas de que o Donald Trump estava envolvido com a campanha de desinformação. Apesar disso, detalhou episódios em que ele teria tentado impedir a continuação do inquérito.
Além disso, Trump também é acusado de violar as leis de financiamento eleitoral em sua campanha de 2016 também pode ser retomado. Além disso, o republicano também é alvo de duas acusações em ações movidas por mulheres que afirmam terem sido abusadas sexualmente pelo presidente. Após chamá-las de mentirosas, as mulheres processam o republicano.
Por fim, ainda segundo a publicação, em ambos os casos, Trump se negou a prestar depoimento e a fornecer uma amostra de seu DNA. No entanto, ao perder a imunidade parlamentar ele pode ser intimado a fazer os dois.
Leia os termos de uso