Mundo


Universidade em Lisboa é pichada com frases racistas e xenofóbicas contra brasileiros


Publicado 30 de outubro de 2020 às 17:21     Por Fernanda Souto     Foto Reprodução/ Arquivo pessoal

Os muros da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e da Escola Secundária da Portela, localizadas em Lisboa, Portugal, foram pichados com insultos racistas e xenofóbicos, na madrugada desta sexta-feira (30). Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver frases que falam em uma “Europa branca” e pedem que os imigrantes brasileiros “voltem para as favelas”. A informação é da revista Veja.

“Zucas, voltem para as favelas. Nos vos queremos aqui”, diz uma das pichações que faz referência aos imigrantes. Zucas é o apelido pelo qual os brasileiros são conhecidos em Portugal. Além destas, outras frases racistas foram feitas, como “Viva a raça branca” e “Fora com os pretos”.

A reitora da universidade, Isabel Capeloa Gil, repudiou aos atos e afirmou que, “pelo conteúdo dos dizeres, este é um crime público, tendo, por isso, a universidade procedido a uma denúncia junto do Ministério Público” português.

“A universidade rejeita este ato, que atenta contra os princípios basilares do que a universidade enquanto espaço de abertura e diálogo representa”, disse em nota divulgada no site da instituição.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso