Política


‘Merecem respeito e tem o direito de se manifestar’, defende vice da Amese sobre presença de militares em ato do 7 de setembro em Sergipe


Publicado 26 de agosto de 2021 às 06:27     Por Dhenef Andrade e Peu Moraes     Foto Reprodução / Redes Sociais /@ildomario

Assim como demais eleitores que apoiam o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), servidores militares, que antes são cidadãos, tem o direito de se manifestar. É como entende o vice-presidente da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), o tenente-coronel da Polícia Militar (PM-SE), Ildomario Gomes, em resposta ao Ajunews, nesta quarta-feira (25), sobre presença de militares nos atos da próxima terça-feira (7), feriado da Independência do Brasil, em apoio ao chefe do Executivo.

“As polícias militares e corpos de bombeiros militares são instituições de estado com o compromisso de zelar pela democracia. Temos um presidente que foi eleito pela via democrática e que tem o apoio maciço dos servidores militares. As posições das instituições não são necessariamente as posições de seus integrantes. Policial militar e bombeiro militar votam e podem ser votados, somos cidadãos que merecem respeito e que tem o direito de se manifestar publicamente”, afirmou.

Gomes também afirma que tal manifestação deve prezar pela ordem e pacificidade com respeito dentro do que preza a Constituição Federal. “Infelizmente alguns setores partidários estão espalhando boatos tendenciosos que não condizem com a realidade pragmática. Nossas manifestações sempre foram tranquilas, basta fazer uma breve pesquisa”.

Como em outras cidades, Aracaju também tem uma manifestação prevista para acontecer na Praça da Bandeira, no Centro, às 10 horas, com hasteamento da bandeira do país. Os atos da próxima terça tem mobilizado a ala militar, berço do presidente e base aliada mais fiel. Para a ocasião, em suas redes sociais, o tenente-coronel convocou seguidores para o ato.

“7 de setembro, data máxima da nossa história, estarei na Praça da Bandeira, Centro de Aracaju, para o hasteamento simbólico do pavilhão da Pátria. Convoco todos os amigos da democracia a comparecerem. Brasil acima de tudo!”, escreveu.

Nesta quarta-feira (24), também procurada pela reportagem, a PM, através do assessor de comunicação, o tenente coronel Fábio Machado, afirmou que “a Polícia Militar é uma instituição do Estado, apolítica, que cumpre o que determina a Constituição Federal, que é a preservação da ordem pública”.

Leia mais
Polícia Civil afirma que monitora possível envolvimento de policiais no ato de 7 de setembro em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso