Política


Operação Cianose: PF cumpre mandados por compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste


Publicado 26 de abril de 2022 às 14:34     Por Roberta Cesar     Foto Jadílson Simões / Alese

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Cianose, nesta terça-feira (26), para cumprir mandados referentes à investigação da compra de 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste, em 2020, no auge da pandemia de covid-19. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão na Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. As informações foram publicadas pelo Jornal Correio.

Embora o processo de compra tenha sido iniciado em 2020, nenhum respirador foi entregue. De acordo com a PF, esse processo teve várias irregularidades, a exemplo do pagamento antecipado do valor total de compra sem haver no contrato qualquer garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada.

Participação de Sergipe
O Governo de Sergipe também entrou no grupo do Consórcio Nordeste. Os deputados estaduais Georgeo Passos (Cidadania) e Zezinho Guimarães (MDB) chegaram a protocolar na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) um projeto de lei que revoga a lei nº 8.536/2019, que ratifica o protocolo de intenções firmado entre os Estados da Região Nordeste para a constituição de Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Na Sessão Plenária desta terça-feira (26), durante o Pequeno Expediente, o deputado estadual Georgeo Passos comentou sobre a operação deflagrada pela PF. “Hoje nós fizemos questão de registrar na Tribuna uma operação da Polícia Federal que está acontecendo em alguns estados envolvendo o Consórcio Nordeste sobre aquela compra de respiradores, que é uma pauta que a gente está na Assembleia há muito tempo falando. Esperamos que a Polícia Federal possa identificar o quanto antes quem deu esse prejuízo milionário aos estados nordestinos”, explicou o parlamentar.

No documento protocolado pelos deputados, o texto alega que, com a decretação da pandemia de covid-19 no país, o Governo de Sergipe chegou a repassar para o Consórcio Nordeste a quantia de R$ 15.829.131,60 para a estruturação da rede de urgência e emergência do sistema de saúde do Estado para o combate à pandemia, em especial para a aquisição de ventiladores pulmonares, mas os equipamentos não foram entregues.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso