Polícia


Vídeo mostra policiais colocando capuz em homem negro que morreu asfixiado nos EUA


Publicado 03 de setembro de 2020 às 17:40     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Departamento de Polícia de Rochester

Um homem negro, identificado como Daniel Prude, morreu asfixiado após policiais colocarem um capuz sobre sua cabeça, em Nova York, nos Estados Unidos. O caso aconteceu no dia 23 de março, mas as imagens somente foram divulgadas pelos familiares, nesta quarta-feira (2).

A polícia havia sido acionada no dia pela própria família da vítima, que buscava ajuda por causa de supostos problemas mentais do homem. Nas imagens divulgadas, Prude aparece nu, no chão, algemado e cooperando com os policiais.

Os agentes de segurança colocaram um capuz na cabeça de Prude para evitar que sua saliva escapasse. Logo após, ele começou a se debater e a implorar para que os policiais parassem. Um deles segurou a cabeça do homem sobre o asfalto, apertando o capuz, enquanto outro se ajoelhou sobre as costas da vítima, por cerca de dois minutos. Os policiais chegaram a rir enquanto ele se debatia no chão.

Os policiais somente demonstraram preocupação quando começou a sair água da boca do detido. No vídeo, uma ambulância é vista enquanto médicos fazem procedimentos de reanimação para tentar salvar o homem. Segundo a família, ele morreu no hospital uma semana depois da abordagem.

De acordo com a AFP, um médico concluiu que a morte de Prude foi um homicídio causado por complicações de asfixia por ação física. O relatório aponta como fatores complicadores a situação de delírio em que Prude estava e a intoxicação por fenciclidina, droga analgésica que causa alucinações.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso