Política
‘Acho um retrocesso sem tamanho’, diz Rodrigo Valadares sobre anulação do julgamento de Lula na Lava Jato
O deputado estadual de Sergipe, Rodrigo Valadares (PTB), criticou decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de anular decisões da Operação Lava Jato conta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em nota enviada ao Ajunews, nesta quarta-feira (10), Valadares disse achar a anulação “um retrocesso sem tamanho.”
O parlamentar defendeu que as investigações lavajistas foram construídas sob diversas provas e julgamentos em variadas instâncias. Para ele, se há a incompetência da 13ª Vara de Curitiba de julgar o caso, como alega Fachin, que o vício seja sanado dentro do próprio processo. “Um vício processual em tese, não apaga o calhamaço de provas documentais, testemunhais, as delações premiadas, inclusive das pessoas mais próximas ao ex-presidente, e os bilhões devolvidos pelos criminosos”, diz trecho da nota de Valadares.
Ainda segundo o deputado, a anulação do julgamento de Lula foi o primeiro passo para beneficiar “criminosos condenados” e que no momento, observa-se o desmonte de toda a Operação. Valadares lamenta a situação ao afirmar que o Brasil voltará a ser “a terra da impunidade: onde o crime compensa.
A decisão do ministro do STF foi anunciada na última segunda-feira (8), após Fachin, relator da Lava Jato, anular todas as sentenças contra Lula na operação.
Leia mais:
Segunda turma do STF mantém julgamento de suspeição de Sergio Moro
Leia os termos de uso