Política


Adiamento do Enem 2020 pode ser votado no Senado nesta terça (19)


Publicado 19 de maio de 2020 às 10:58     Por Redação AjuNews     Foto Arquivo/Agência Brasil

O Senado pode votar o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e de vestibulares, nesta terça-feira (19). O projeto de lei nº 1.277, da senadora Daniela Ribeiro (PP-PB), prevê a prorrogação de “provas, exames e demais atividades para o acesso ao ensino superior” por causa da pandemia do novo coronavírus.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a aplicação do Enem, já afirmou nesta semana que as datas da prova não são “imutáveis”, mas estão mantidas, a princípio, para novembro:

1º e 8 de novembro: versão presencial
22 e 29 de novembro: versão digital (inédita)

Diversas entidades estudantis, universidades e colégios federais pediram o adiamento do Enem, argumentando que os alunos mais pobres não têm acesso ao ensino remoto durante o período de suspensão das aulas presenciais. Apontam ainda que a realização do exame amplia as desigualdades sociais.

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com recurso, na segunda-feira, para que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) reveja decisão tomada em abril e adie a aplicação do Enem.

Ao pedir a mudança do cronograma, a DPU diz que, com a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus, o preparo dos alunos para o Enem é prejudicado.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso