Política


Advogados elaboram recurso para barrar inscrição de Sérgio Moro na OAB


Publicado 14 de julho de 2020 às 17:18     Por Dhenef Andrade     Foto Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Advogados críticos à atuação do ex-juiz Sérgio Moro na Lava Jato pretendem impugnar o pedido dele de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), necessário ao exercício da advocacia. Segundo reportagem do jornal Estadão, desta terça-feira (14), o recurso já está pronto.

O ex-ministro da Justiça deve enfrentar dificuldades na obtenção do registro, uma vez a impugnação será julgado pelo Conselho Federal da Ordem, onde opinião sobre atuação de Moro diverge entre os magistrados.

À reportagem, o ex-juiz relembrou que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, enfrentou caso semelhante. “Lembro que o ministro Joaquim Barbosa, quando pretendeu se inscrever na OAB, teve resistência similar”. Para ele, mobilização contra o registro é uma revanche por sua atuação na Lava Jato.

No entanto, o organizador do grupo que apresenta resistência à Moro, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, disse que condutas parciais e seletivas durante a operação condizem com o impedimento ao registro na OAB e que por esse motivo divergem do caso de Barbosa.

Ainda de acordo com a reportagem, o recurso que será apresentado alega ‘conduta incompatível com a advocacia’.Entre os episódios destacados na peça, está o da intercepção de conversas telefônicas em ramais dos advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) autorizada por Moro, em 2016.

Proibido de exercer a profissão de advogado por seis meses, o ex-ministro segue recebendo remuneração pelo cargo ocupado na pasta da Segurança, o equivalente a R$31 mil.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso