Política
Aécio apresenta PEC que adia eleições para 2022
O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que adia as eleições municipais que acontecem este ano para 2022. Com isso, os eleitores votariam para todos os cargos em uma única eleição. Na proposta de Aécio, os recursos do Fundo Eleitoral deverão ser utilizados no combate ao novo coronavírus (covid-19). As informações foram publicadas pelo Br Político do jornal Estadão, nesta sexta-feira (27).
De acordo com o texto lido por Aécio, a proposta é de unificação das eleições em 2022, além da possibilidade de acabar com a reeleição de cargos Executivos a partir de 2026. Além disso, o terço das vagas disponíveis para o Senado em 2022, não iria ter o mandato de oito anos, mas quatro anos, para unificar todos os mandatos da Casa.
Atualmente, existe uma corrente forte dentro do Congresso em prol do adiamento das eleições por causa da dificuldade de fazer campanha devido a pandemia do coronavírus. Mas líderes importantes, como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rejeitam o adiamento.
Leia os termos de uso