Política


Aglomerações convocadas pela esquerda contra Bolsonaro fracassam em repercussão e público neste sábado (29); veja vídeo


Publicado 29 de maio de 2021 às 15:46     Por Peu Moraes     Foto Reprodução / Redes Sociais

As aglomerações convocadas pela esquerda contra o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) foram um verdadeiro fracasso de repercussão e público em todas os municípios que tiveram atos, neste sábado (29). De acordo com o colunista Cesar Calejon, do site Uol, os setores da esquerda esbarram em divergências do ponto de vista da ação estratégica. E não é diferente quando falamos das manifestações de rua contra o governo Bolsonaro.

Ainda segundo o comunicador, a ida às ruas por parte da oposição caracteriza uma situação intitulada como “Arca de Noé”: uma armadilha que pode surgir após o movimento executado. Em ampla medida, esse cenário acontece por ansiedade, precipitação e cálculos equivocados.

Para Calejon, o governo Bolsonaro vem desidratando de forma veemente por ignorar a vida, levar os seus seguidores às ruas e fomentar a formação de uma tempestade perfeita para o país considerando a interseção entre o próprio bolsonarismo e a crise sanitária, conforme abordado no livro Tempestade Perfeita: o bolsonarismo e a sindemia covid-19 no Brasil (Contracorrente).

Com o país ainda registrando milhares de mortes diárias decorrentes da peste, com apenas pouco mais de 10% da população nacional vacinada com a segunda dose contra a covid-19 e a iminência de uma terceira onda que pode ser ainda mais letal e devastadora do que as anteriores, alguns formuladores e lideranças da esquerda entenderam que seria um bom momento para atacar o bolsonarismo frontalmente levando a população às ruas.

Evidentemente, existem dois resultados possíveis nessa ocasião: (1) a mobilização estimulada por parte da esquerda é um “sucesso” e reúne centenas de milhares de pessoas aglomeradas nas ruas das principais capitais brasileiras ou (2) a convocação fica aquém do esperado e a adesão popular é pequena.

Em ambos os casos, a mobilização proposta nessa ocasião me parece configurar um paradoxo e oferecer muito mais riscos do que possíveis benefícios ao enfrentamento do bolsonarismo.

Veja vídeo:

Com informações do site Uol, da análise publicada em 29.04.2021.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso