Política
Alese aprova retirada do desconto de 14% das aposentadorias e pensões
Os deputados estaduais aprovaram na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira (1º), o Projeto de Lei Complementar Nº 14/2022, de autoria do Poder Executivo, que prevê a retirada do desconto de 14% das aposentadorias e pensões. De acordo com a Alese, são 29.963 pessoas beneficiadas com o fim da contribuição previdenciária extraordinária em relação aos valores recebidos até o teto do RGPS, hoje fixado em R$ 7.087,22.
“A respeito desse quantitativo total de beneficiados, merece destaque ainda o fato de que 24.750 inativos e pensionistas civis estão completamente isentos, tendo em vista que seus proventos estão abaixo do referido teto do RGPS”, destaca a justificativa do projeto.
O PL revoga os parágrafos 2º e 3º do artigo 94 da Lei Complementar Nº 113, de 1º de novembro de 2005, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE), que abrange os servidores públicos da administração direta, autárquica e fundacional, os membros da magistratura e do Ministério Público, os conselheiros do Tribunal de Contas, ativos, inativos e pensionistas.
Para o Governo do Estado, a extinção da contribuição previdenciária provocará uma renúncia de receita no valor de R$ 84 milhões de reais até o final de 2022, conforme Nota Técnica do Sergipe Previdência e da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Leia os termos de uso