Política
Alessandro apresenta PL para garantir transporte de Lula durante transição do governo
O senador por Sergipe, Alessandro Vieira (PSDB), apresentou um projeto de lei para garantir ao presidente da República e ao vice-presidente eleitos o transporte nacional e internacional durante o período de transição do governo. O texto foi apresentado após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter sido criticado por viajar ao Egito de carona em jatinho de um empresário para participar da Conferência do Clima (COP 27).
Em justificativa no projeto, o parlamentar afirmou que pretende “corrigir uma lacuna” com relação ao transporte para a transição, “gerando situações potencialmente constrangedoras ou mesmo de alto risco para integridade física dos eleitos”.
Lula foi de carona com o empresário José Seripieri Filho, dono da QSaúde, para o Egito, onde participou da COP 27, a conferência da ONU sobre o clima, o que gerou críticas nos bastidores.
Na última sexta-feira (18), o petista minimizou os comentários e disse que havia sido convidado para participar da COP, mas que os estados não poderiam bancar a sua ida.“Eu fui convidado pelos partidos e pelo governador da Amazônia para ir à COP27, mas os estados não podiam arcar com a minha despesa. Segundo, eu fui convidado pelo presidente do Egito, que também me convidou e eu fiquei muito orgulhoso, mas também não pagava minha despesa”, disse o presidente.
Leia os termos de uso