Política


Alessandro Vieira aciona TCU contra apagão de dados no Ministério da Saúde


Publicado 12 de janeiro de 2022 às 10:01     Por Fernanda Sales     Foto Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador por Sergipe, Alessandro Vieira (Cidadania), e os deputados federais Felipe Rigoni (PSL-ES) e Tabata Amaral (PSB-SP) protocolaram uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando providências em relação ao ataque hacker sofrido pelos sistemas do Ministério da Saúde e o apagão de dados que se arrasta há um mês.

No documento, os parlamentares pedem que o TCU investigue o ataque e também os procedimentos adotados pelo Ministério da Saúde para restabelecer a disponibilidade dos dados a respeito da pandemia, incluindo os registros sobre vacinação.

“O apagão na Saúde traz prejuízos inestimáveis ao combate à Covid-19. Os últimos boletins foram feitos com informações inseridas até o dia 6 de dezembro de 2021, quando ainda não havia a variante Ômicron circulando no país. Por esse motivo, apresentamos representação ao TCU para que as medidas cabíveis sejam tomadas!”, publicou o senador Alessandro em seu Twitter.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, os parlamentares pedem que “mais de um mês depois da ocorrência do problema, a instabilidade dos sistemas e a desatualização dos dados comprometem a adoção da melhor estratégia de combate à pandemia da Covid-19”.

O senador e os deputados afirmam que a falta de informações tem prejudicado a elaboração de estratégia de combate à disseminação da variante ômicron pelo país. “A indisponibilidade de dados e informações de epidemiologia, que são a base para a execução de todas as políticas de saúde, por longo período de tempo e justamente quando a variante ômicron estava crescendo exponencialmente na Europa, demonstra que a Governança de TI [Tecnologia da Informação] do órgão merece atenção imediata”, diz o documento.

Leia mais:
Queiroga diz que ataque hacker foi “atitude criminosa” e que “culpado será exemplarmente punido”
SES afirma que ataque hacker nos sites do Ministério da Saúde “pode gerar problemas no fluxo de informação”
Sites do Ministério da Saúde sofrem ataque hacker e estão fora do ar; aplicativo ConecteSUS apresenta problemas



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso