Política
Alessandro Vieira chega ao Egito para participar da COP27: ‘representando os sergipanos e sergipanas’
O ex-candidato ao governo de Sergipe e senador, Alessandro Vieira (PSDB), chegou ao Egito onde participa da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), compondo a comitiva oficial do Senado no evento que reúne políticos de diversos países. Pelas redes sociais, nesta segunda-feira (14), o parlamentar divulgou sua participação a mesa “Do planejamento à ação: sociedade e política conectados no combate às mudanças climáticas”, nesta terça (15).
A mesa é organizado pela Rede de Ação Política para a Sustentabilidade (RAPS) que vai debater os caminhos da transição para a economia verde e para o desenvolvimento econômico carbono-neutro da Amazônia, além do reposicionamento do Brasil na agenda climática.
“Estou no Egito, como parte da delegação do Congresso Nacional e representando os sergipanos e sergipanas na COP27. É fundamental definirmos ações imediatas de adaptação e soluções para conter o aquecimento global e os efeitos das mudanças climáticas no planeta. É urgente termos segurança legislativa para que o mercado de carbono possa crescer no país e impulsionar o investimento em inovações tecnológicas, na bioeconomia e energias limpas”, escreveu o senador.
Alessandro reforçou que é necessário inserir Sergipe nesse contexto de práticas verdes. “O estado tem um alto potencial de produção de energia solar e eólica e temos experiências com biogás que também podem ser implementadas no Estado. Em paralelo temos que trazer soluções efetivas para nossos municípios que sofrem sem acesso à água e com as altas temperaturas”.
O foco da COP27, que acontece até o dia 18, é acelerar a redução das emissões de carbono, tendo como meta a emissão zero em 2050, promessa feita por muitos países na última edição do evento. Durante duas semanas são negociados acordos internacionais de ação e cooperação bem como formalizados compromissos e apresentadas inovações tecnológicas em áreas como: reciclagem, geração de energia, acesso à água, limpeza de água e solo e produção de alimentos.
Leia os termos de uso