Política


Alessandro Vieira quer convocar Guedes na Comissão de Assuntos Econômicos para explicar empresa em paraíso fiscal


Publicado 05 de outubro de 2021 às 12:42     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Agência Senado

O pré-candidato à presidência da República e líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira, protocolou convocação para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, seja ouvido na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, e explique a razão em manter uma empresa em paraíso fiscal.

No pedido, Alessandro aponta a existência da offshore Dreadnoughts International, as Ilhas Virgens Britânicas, além disso, ele questiona se Guedes possui “outras empresas ou investimentos similares” em instituições financeiras no exterior.

No documento de convocação, o parlamentar explica que a abertura de uma offshore não é por si só ilegal, desde que seja declarado à Receita Federal e ao Banco Central. A não ser que se trate de um servidor público de alto escalão que teria “informações privilegiadas”.

“Em janeiro de 2019, cinco anos depois de abrir a offshore e depositar US$ 9,54 milhões, Guedes virou o principal fiador do governo Bolsonaro e assumiu o cargo de ministro da Economia, sob cuja responsabilidade está um enorme leque de decisões capazes de afetar seus próprios investimentos no exterior”, diz trecho do documento.

O requerimento será apreciado pelos outros integrantes da CAE, e o pedido de explicação será votado nesta terça (5).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso