Política
Após apoio do PT, Baleia Rossi atinge maioria entre apoios à presidência da Câmara; veja placar
Com o apoio do PT oficializado nesta segunda-feira (4), o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) atingiu a maioria de aliados na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Segundo o jornal O Globo, Rossi, que é candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), possui apoio de 273 deputados. Já Arthur Lira (PP-AL), candidato do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), tem um total de 195 parlamentares.
De acordo com o levantamento do jornal, o nome de Rossi está sendo apoiado por partidos de vários espectros. O maior deles é o PT, que com 52 deputados, possui a maior bancada na Casa. Em seguida aparece o PSL, com 48 parlamentares, apesar de terem 12 suspensos pela própria bancada. Em seguida estão MDB com 34, PSDB com 33 e PSB com 30 deputados.
Ainda apoiam abertamente Baleia Rossi: DEM com 28 deputados, PDT com 27, PCdoB com nove, Cidadania com sete, PV com quatro, e Rede com um parlamentar. Ao todo, são 273 políticos e onze partidos.
Já em relação a Arthur Lira, a quase totalidade é de partidos declarados do Centrão e da direita. A maior bancada de apoio é do PL, com 43 deputados; seguido por PP com 40, PSD com 35 e Republicanos com 31. Em seguida estão Solidariedade com 13 parlamentares, PROS com 10, PSC com nove, Avante com oito e Patriota com seis deputados federais.
Quatro partidos ainda não declararam apoio: PTB com 11 deputados, PSOL e Podemos com 10, e Novo com oito parlamentares. Ao total, são 507 deputados federais, já que seis vagas estão desocupadas pelos seus titulares e devem ter seus suplentes em substituição nos próximos dias.
Nas redes sociais, Baleia Rossi comemorou o apoio à presidência da Câmara. “A #FrenteAmpla ficou ainda maior. O PT anunciou apoio a nossa candidatura. Um grande dia para quem defende uma Câmara livre e independente. Somos 11 partidos diferentes. Divergimos em muitos assuntos. Mas estamos juntos na defesa de uma democracia viva e forte!”, afirmou.
Leia mais:
Conselho de Ética da Câmara encerra 2020 sem julgar um caso sequer, diz colunista
Leia os termos de uso