Política
Aracaju é a última colocada em ranking sobre transparência pública, aponta estudo da USP
O Núcleo de Estudos da Transparência Administrativa e da Comunicação de Interesse Público (Netacip) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) divulgou, nesta segunda-feira (16), o ranking de transparência pública entre os anos de 2021 e 2022. Aracaju é a última colocada com 201 pontos.
A pesquisa analisou os portais eletrônicos de transparência dos estados e suas respectivas capitais e leva em consideração não apenas o conteúdo, mas também a acessibilidade e praticidade no acesso à informação. Segundo o estudo, o portal da transparência de Aracaju não é intuitivo, com problemas no design e páginas codificadas que dificultam o acesso à informação. Fortaleza é a primeira colocada no levantamento com 346 pontos.
“A estruturação do portal faz com que as pesquisas custem mais tempo e mais cliques, afastando o mesmo de seu propósito de transparência com a população. Como exemplo, não fomos capazes de encontrar a página que detalha a execução orçamentária relativa à segurança pública do município”, destaca o relatório.
Entre os 39 quesitos avaliados, os pesquisadores identificaram se há disponibilização de gastos com Saúde, Educação, Segurança Pública e Previdência. Outro quesito foi saber se o portal é acessível, se há divulgação do balanço e do orçamento dos últimos anos.
O núcleo é coordenado pelos professores Marcos Augusto Perez e Rodrigo Pagani de Souza, integrantes do Departamento de Direito do Estado, da área de direito administrativo, da faculdade, e contou com 18 pesquisadores voluntários, entre alunos da graduação, pós-graduação e ex-alunos.
Leia mais
Quatro cidades de Sergipe são as mais afetadas por aumento de vazão do Velho Chico
Leia os termos de uso