Política


Barack Obama diz que Brasil ‘ainda tem problemas profundos com a corrupção sistêmica’


Publicado 18 de novembro de 2020 às 10:41     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou em entrevista à Folha de São Paulo que o Brasil “ainda tem problemas profundos com a corrupção sistêmica”. Ao falar sobre o país e da sua relação com os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Obama afirmou que ambos sinalizavam melhorias para os brasileiros, mas haviam os rumores de corrupção.

“O que ficou claro para mim era que ele e Dilma simbolizavam algo importante para muitos brasileiros. A ideia de que eles estavam representados nos mais altos níveis do governo e que o governo seguia políticas que beneficiavam as massas maiores de pessoas. Não há como negar o dom que Lula possuía de se conectar com as pessoas e o progresso que foi feito nesse período para tirar pessoas da pobreza”, disse Obama.

“Mas, como escrevi, sempre havia rumores girando em torno dele sobre clientelismo, e está claro que o Brasil ainda tem problemas profundos com a corrupção sistêmica. Minha esperança é que o trauma político recente possa levar a um tipo diferente de política e que uma nova geração de brasileiros possa liderar nesse caminho”, acrescentou.

Nesta terça-feira (17), aconteceu o do lançamento mundial de “Uma Terra Prometida”, livro que conta detalhes das histórias de Barack Obama na Casa Branca. Lá ele descreve os encontros com Lula em uma visita aos Estados Unidos e em uma reunião do G20 como positivos, mas fala que “circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões”.

Sobre a sua impressão de Lula, Obama respondeu: “Minhas interações com Lula aconteceram na maioria anos antes de seus problemas com a Justiça, de modo que minhas recordações dele são moldadas pelo tempo em que ele era uma presença dominante na política brasileira e uma figura influente no palco mundial”.

Leia mais:
Obama parabeniza Biden pela vitória: “Não poderia estar mais orgulhoso”



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso