Política


Bolsonaro afirma ter recurso para pagamento do piso da enfermagem


Publicado 13 de setembro de 2022 às 09:37     Por Peu Moraes     Foto Wilson Dias / Agência Brasil

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o pagamento do piso da enfermagem aprovado e sancionado por ele tem garantia. A declaração foi dada ao blog do Nolasco, do site R7, nesta segunda-feira (12). O assunto está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a publicação, o presidente garantiu que terá recursos para o pagamento do piso nacional de enfermagem, ao mesmo tempo em que comemorou durante a entrevista o voto do ministro Edson Fachin em favor da aplicação do benefício. O assunto está em discussão no Supremo Tribunal Federal. “Fachin votou, Fachin também? Aleluia!”, disse.

Bolsonaro explicou ao jornalista, que já tem o dinheiro para o pagamento. A nível federal “arranjamos como pagar”, e “então fiz minha parte”, disse. Sobre filantrópicas, santas casas, acertamos com o Queiroga [Marcelo Queiroga, ministro da Saúde] R$ 2 bi para ajudá-las.

Para o presidente não existe dificuldade no pagamento. “Pode ver que o piso não é muita coisa, com todo respeito, R$ 4.700,00 não é tanta coisa assim. Então da nossa parte está certo. Aí vai para os particulares, eu não tenho nada a ver com isso”, afirmou.

No Supremo, o placar são de 5 votos a 3 para manter a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de suspender a lei do piso salarial da enfermagem. O julgamento virtual, iniciado na sexta (9), continua para a tomada dos demais votos e deve acabar apenas na sexta-feira (16).

Até às 21h desta segunda-feira (12), além de Barroso, os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli votaram para manter a suspensão. Os ministros Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin foram a favor da derrubada da liminar. Faltam os votos da presidente do STF, Rosa Weber, e os ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Leia mais:
Barroso confirma decisão de suspender piso nacional de enfermagem
Placar no STF tem cinco votos a favor da suspensão do piso da enfermagem



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso