Política


Bolsonaro anuncia reajuste de 33,24% para professores da educação básica


Publicado 28 de janeiro de 2022 às 10:43     Por Fernanda Sales     Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou reajuste de 33,24% para professores da educação básica. O anúncio foi feito através do seu Twitter, nesta quinta-feira (27). Isso levará o valor mínimo dos vencimentos de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,34.

“É com satisfação que anunciamos para os professores, da educação básica, um reajuste de 33,24% no piso salarial”, publicou. “Esse é o maior aumento já concedido, pelo governo federal, desde o surgimento da Lei do Piso”, completou.

O presidente já havia sinalizado a apoiadores no Palácio da Alvorada, na noite de quarta (26), que concederia o reajuste de 33%. “Eu vou seguir a lei. Governadores não querem o [reajuste de] 33%. Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso [33%], ok?”, disse Bolsonaro.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, o Ministério da Educação anuncia, anualmente, aumento salarial para a categoria e, neste ano, avaliava barrar o reajuste previsto pela Lei do Piso do magistério. No último dia 14, o MEC divulgou uma nota indicando entendimento jurídico de que seria necessário rever a regra de cálculo do reajuste dos professores, uma vez que foi instituído novo Fundeb.

A decisão não agrada governadores e prefeitos que devem arcar com o aumento do salário.

Leia mais:
Bolsonaro afirma que vai autorizar aumento de 33% no piso de professores: ‘Eu vou seguir a lei’



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso