Política
Bolsonaro classifica depoimento de imunologista à CPI Covid como tribunal de exceção: ‘Inadmissível’
O depoimento da oncologista e imunologista, Nise Yamaguchi, à Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid-19, foi classificado como ‘tribunal de exceção’ pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). A declaração aconteceu, nesta quarta-feira (2), por meio de suas redes sociais.
“Minha solidariedade à Dra Nise, médica e cientista com extenso currículo, que participou de um verdadeiro tribunal de exceção. É inadmissível que profissionais de saúde sejam tratados de forma tão covarde! É preciso respeitar a autoridade e a autonomia médica. Médicos devem ter liberdade para salvar vidas e isso vem sendo ameaçado por um grupo político que atua visando somente atacar o Governo enquanto nega investigar desvios de recursos para o combate à pandemia”, escreveu Bolsonaro.
Aos senadores a médica, que foi na condição de convidada após ter sido citada como uma das integrantes de um ‘gabinete paralelo’ afirmou que não sugeriu mudança na bula da cloroquina, para que o texto recomendasse o medicamento para pacientes com a doença. Yamaguchi disse ainda não ter conhecimento sobre o suposto grupo alternativo para tratar da pandemia.
Um dos principais protagonistas na sessão foi o senador Otto Alencar (PSD-BA) que questionou capacidade da médica em diferenciar vírus de um protozoário. “Até porque a senhora deve saber a diferença entre um protozoário e um vírus. A senhora sabe? Qual é a diferença, doutora? Doutora Nise, estou perguntando para a senhora”, questionou.
Momentos após os questionamento, e diante da insatisfação do senador com a resposta dita por Nise, outra discussão envolveu integrantes da CPI. Segundo o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), a assessora Jane Silva se dirigiu aos parlamentares e disse que eles não poderiam “falar com uma mulher daquela forma”. Aziz, então, solicitou à assessora que se retirasse da sala naquele momento, mas afirmou ter autorizado seu retorno ao local posteriormente.
Leia mais
Presidente da CPI da Pandemia divulga cronograma de novos depoimentos
Leia os termos de uso