Política
Bolsonaro confirma ausência em posse de Lula: “100% decidido”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou a aliados, nesta terça-feira (6), que não participará da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no próximo dia 1º. O atual mandatário quebrará a tradição de passagem de faixa presidencial no evento que simboliza a transição de governos. Bolsonaro disse estar “100% decidido” sobre o assunto.
Com a negativa do presidente em exercício a missão ficaria a cargo do vice, Hamilton Mourão (Republicano), eleito senador pelo Rio Grande do Sul. A possibilidade já foi refutada por ele. “Passagem de faixa é do presidente que sai para o presidente que entra. Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar”, afirmou Mourão no mês passado.
Durante a campanha pelo 2º turno, Lula comentou a então possibilidade de não receber a faixa. “Bolsonaro deveria ter humildade de, no dia 1º de janeiro, colocar a faixa no meu pescoço.”
O decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, estabelece as normas oficiais da cerimônia de posse do presidente da República. No documento, consta que o novo chefe do Executivo deve ser recebido à porta principal do Palácio do Planalto. A falta da solenidade, porém, não impede a posse de Lula.
Leia mais
Moraes mantém bloqueio de redes sociais da deputada Carla Zambelli
Leia os termos de uso