Política


Bolsonaro deve falar sobre cibersegurança com Putin em visita à Rússia


Publicado 14 de fevereiro de 2022 às 18:30     Por Fernanda Souto     Foto Antônio Cruz/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve abordar questões relacionadas a cibersegurança e ciberdefesa, além de temas sobre agricultura e energia, em seus encontros com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (16), em Moscou, capital do país.

De acordo com o portal Metrópoles, fontes do governo brasileiro explicam que o desejo de Bolsonaro de abordar o tema com Putin se deve à expertise dos russos na área de cibersegurança e ciberdefesa. Ainda segundo auxiliares do presidente, a ideia é discutir uma possível cooperação para que as Forças Armadas brasileiras estejam “mais capacitadas” para proteger a infraestrutura do Brasil na área.

As Forças Armadas acompanham, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os testes sobre as urnas eletrônicas. Em uma live na semana passada, o mandatário brasileiro afirmou que os militares fizeram questionamentos ao órgão sobre “dezenas de vulnerabilidades”. A Corte, no entanto, disse que foram perguntas de “natureza técnica”.

O embarque de Bolsonaro para Moscou está previsto para as 18h desta segunda-feira (14), horário de Brasília. O presidente brasileiro só deve chegar à capital russa na terça-feira (15). A agenda oficial ocorrerá ao longo da quarta (16). O primeiro compromisso do presidente será uma reunião com Putin no Kremlin, sede do governo russo, seguida de um pronunciamento de até 15 minutos para cada chefe de Estado.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso