Política
‘Bolsonaro estimula violência contra indígenas’, diz presidente do PT em Aracaju
Presidente do PT em Aracaju, Jeferson Lima afirmou ao AjuNews, nesta sexta-feira (24), que a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a situação dos índios estimula a violência. Para o petista, o chefe de estado é preconceituoso e racista.
“O presidente tem a obrigação de oferecer a proteção do Estado aos indígenas. Em vez disso, ele estimula ainda mais a violência e que percam as suas terras para a exploração de minérios e para o agronegócio. O Bolsonaro é preconceituoso, racista e é inaceitável este comentário. Ele [Bolsonaro] não respeita os indígenas e as suas tradições. Estimula a invasão de suas terras. Nossos povos indígenas são antes de nós sermos”, disse.
Na quinta-feira (23), ao defender uma maior integração dos povos indígenas à sociedade, durante a transmissão ao vivo que costuma fazer semanalmente em suas redes sociais, o presidente afirmou que “cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós”. No momento em que fez o comentário, o presidente tratava da criação do Conselho da Amazônia.
Leia os termos de uso