Política


Bolsonaro mantém aprovação, e dinheiro na cueca de senador aliado não influencia opinião da maioria


Publicado 23 de outubro de 2020 às 09:42     Por Eduardo Costa     Foto Antonio Cruz/Agência Brasil

A aprovação do governo Jair Bolsonaro (sem partido) continua em 39%, e o caso do ex-vice-líder do governo no Senado encontrado com dinheiro na cueca não influencia na avaliação para 74% das pessoas. É o que indica a pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta sexta-feira (23). A pesquisa também mostra que 44% da população nem sabia do caso.

Então vice-líder do governo na Casa, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) foi encontrado em uma operação da Polícia Federal com R$ 30 mil escondidos na cueca. Mas apenas 20%, de acordo com a pesquisa, consideram que isso influencia o presidente.

Para os que avaliam que o caso não teve influência na aprovação de Bolsonaro, 89% classificam o governo como regular, e 66% como bom ou ótimo. Já em relação à corrupção, 37% acreditam que ela nem aumentou nem diminuiu, 34% avaliam que aumentou, e para 255 ela diminuiu.

Em relação à popularidade do governo Bolsonaro, o número segue estável em 39%. Outros 39% desaprovam o presidente, enquanto 21% nem aprovam nem desaprovam, e 1% não soube responder.

Entre as classes sociais, a maior aprovação está entre famílias com três a cinco salários mínimos, apontando 43%. Em seguida aparecem as que possuem renda mensal entre um e três mínimos, com 40%. Estas foram diretamente impactadas pelo auxílio emergencial, programa de renda básica criado pelo governo durante a pandemia do novo coronavírus.

O levantamento foi realizado pela revista Exame e o instituto especializado Ideia entre 19 e 22 de outubro com 1.200 pessoas por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia mais:
Pazuello nega crise no governo Bolsonaro e afirma: ‘Um manda, o outro obedece’



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso