Política
Bolsonaro rebate Lula sobre descaso com Yanomâmis: ‘farsa da esquerda’
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou, neste domingo (22), de “farsa da esquerda” as acusações de descaso ao povo Yanomâni durante sua gestão. Pelo Telegram, Bolsonaro enviou uma mensagem intitulada “contra mais uma farsa da esquerda, a verdade” e cita ações do Ministério da Saúde voltadas para a população indígena.
“Os cuidados com a saúde indígena são uma das prioridades do Governo Federal. De 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de Atenção Básica aos povos tradicionais, conforme dados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, o SasiSUS”, diz trecho do texto.
O relatório “Povos Indígenas e Meio Ambiente”, lançado em 2022 pelo Coletivo RPU Brasil aponta que houve aumento da mortalidade de bebês indígenas a partir de 2019. Entre janeiro e setembro deste ano morreram 530 bebês indígenas com até 1 anos de idade. Além disso, a Fundação Nacional do Indío (Funai) operou com um terço da sua força de trabalho.
No sábado (21), o presidente Lula (PT) e ministros visitaram o território indígena, em Roraima. “É desumano o que eu vi aqui. Sinceramente, se o presidente que deixou a Presidência esses dias em vez de fazer tanta motociata tivesse vergonha e viesse aqui uma vez, quem sabe esse povo não tivesse tão abandonado como está”, disse Lula.
Diante da situação, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combate à desassistência sanitária dos povos que vivem no território indígena Yanomami,
Leia os termos de uso