Política
Bolsonaro sugere indicação de Aras ao STF caso surja uma vaga “imprevista”
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (28) que a atuação do procurador-geral da República, Augusto Aras, é “excepcional” e sugeriu que ele é um nome a ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso surja uma nova vaga além das duas que já estão previstas até o fim deste mandato presidencial.
O presidente disse que a indicação de Aras não está “prevista” para os lugares de Celso de Mello e Marco Aurélio Mello, que se aposentarão até o ano que vem, mas colocou o procurador-geral na disputa por uma hipotética terceira vaga.
“Se aparecer uma terceira vaga, espero que ninguém ali (no STF) desapareça, mas Augusto Aras entra fortemente na terceira vaga ali. Conheci em agosto do ano passado, gostei muito dele. Está tendo uma atuação, no meu entender, excepcional, em especial nas pautas econômicas”, disse o presidente.
A próxima vaga será aberta com a aposentadoria compulsória do ministro Celso de Mello, no final deste ano. Já em 2021, será a vez da aposentadoria do ministro Marco Aurélio. Pela Constituição Federal, cabe ao presidente da República indicar o nome quando há uma vaga aberta para o STF. Em seguida, a indicação precisa ser analisada e aprovada pelo Senado Federal.
Leia os termos de uso