Política
Cai primeiro ministro do Lula 3: Gonçalves Dias pede demissão do GSI após vídeo mostrar ministro no Planalto em 8 de janeiro
Após vídeo mostrar o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto durante invasões golpistas de 8 de janeiro. As imagens foram divulgadas pela CNN Brasil, nesta quarta-feira (19). O ministro pediu demissão do cargo sete horas depois da repercussão.
O pedido foi feito após reunião com Lula e chefes de outras pastas, no Palácio do Planalto. O general da reserva é o primeiro ministro a deixar o governo no terceiro mandato de Lula. A atuação do GSI durante os atos de 8 de janeiro, em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, é alvo de críticas.
As imagens mostram Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando entre os invasores no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. Um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Outro trecho mostra servidores do órgão entregando água aos vândalos.
Em nota, o GSI afirmou que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”.
Leia mais:
STF começa a julgar se aceita denúncias por atos antidemocráticos
AGU quer que financiadores dos atos golpistas devolvam R$ 20,7 milhões
Leia os termos de uso