Política


Câmara dos Deputados realiza reunião para discutir preço dos combustíveis; Bolsonaro quer CPI da Petrobras


Publicado 20 de junho de 2022 às 09:50     Por Dhenef Andrade     Foto Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados discute, nesta segunda-feira (20), uma proposta de taxação dos lucros da Petrobras e mudanças na política de preços praticada pela estatal. A reunião com os líderes partidários foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL).

Após o anúncio na última semana da Petrobras de um novo reajuste nos combustíveis, Lira chegou a pedir a renúncia do presidente da estatal, José Mauro Ferreira Coelho. Na última quarta (15), a Câmara aprovou o projeto que torna os combustíveis itens essenciais e limita a tributação de 17% de ICMS sobre os produtos. O presidente da Casa criticou o conselho diretor da Petrobras pelo anúncio do aumento em meio a essa discussão.

Lira vai reunir o colégio de líderes para discutir como dobrar a taxação do lucro da empresa e alternativas à política de preços a Petrobras, hoje indexada ao dólar. A proposta do presidente da Câmara é criar por exemplo voucher combustível para caminhoneiro e taxistas e diminuir o preço dos combustíveis.

CPI
O presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu em defesa da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a direção da Petrobras após mais um aumento de preço dos combustíveis.

“Eu conversei agora há pouco com o Arthur Lira, ele está neste momento se reunindo com líderes partidários, e a ideia nossa é propor uma CPI para investigarmos o presidente da Petrobras, os seus diretores e também o conselho administrativo e fiscal”, disse o presidente em entrevista à 96 FM Natal, na sexta (17), ao completar que dirigentes da empresa se preocupam apenas com o lucro. A proposta foi passada para Lira e enfrenta resistências do Centrão e apoio de parte da oposição, como o PT.

*com informações da Agência Brasil

Leia mais
Emília Corrêa tem agenda com Valmir de Francisquinho e aumenta expectativa de ser pré-candidata à vice



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso