Saúde
Campanha de abstinência sexual é anunciada por Damares
A Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência, foi anunciada pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na tarde desta segunda-feira (03). O programa pretende apresentar aos adolescentes as vantagens de adiar o início da vida sexual como forma de evitar uma gravidez.
A ministra publicou no seu Twitter a foto de um outdoor da campanha instalado nos corredores da Câmara dos Deputados, e pediu a participação e o apoio das pessoas com o uso da hashtag #TudoTemSeuTempo nas redes sociais.
A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Defensoria Pública da União, que tem um de seus núcleos voltados aos direitos da infância e do adolescente, já se posicionaram contra a iniciativa. Segundo elas o programa é ineficaz, invasivo e capaz de confundir a cabeça do jovem. Outros médicos, no entanto, afirmaram que a estratégia pode ser adotada de forma complementar.
De acordo com a ministra, a iniciação sexual no Brasil, na faixa de 12 anos para meninos e 13 para meninas, representa um comportamento de risco em termos de saúde. A ideia é também uma alternativa às políticas dos últimos governos que, segundo Damares, não deram certo.
Leia os termos de uso