Política


Candidaturas indígenas aumentam 26% em 2020 no país, aponta TSE


Publicado 02 de outubro de 2020 às 08:40     Por Peu Moraes     Foto Marcelo

O número de candidaturas autodeclaradas indígenas cresceu 26% em relação ao pleito de 2016, segundo dados disponíveis nas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira (29). As informações foram publicadas pelo site Metrópoles, nesta sexta-feira, nesta (02). De acordo com a matéria, as lideranças indígenas brasileiras articularam a ampliação da participação de membros das etnias nas eleições municipais de 2020, após as políticas e ações do governo federal.

Ainda segundo o veículo, nas eleições municipais passadas, 1.715 candidatos se declararam indígenas, o que correspondia a 0,35% de todos os concorrentes. Em 2020, até o momento, são 2.171 declarados indígenas concorrendo – 0,4% do total. A quantidade de candidaturas é percentualmente próxima ao tamanho da população indígena no Brasil. Os indígenas são pelo menos 900 mil, cerca de 0,43% de uma população de 209 milhões.

Para o advogado Dinamam Tuxá, um dos coordenadores da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), as candidaturas são fruto de um debate sobre “a necessidade de demonstrar força política, porque ainda somos poucos em cargos estratégicos e a política municipal é um pilar para ir buscando cada vez mais representatividade, ocupar esse espaço político como mais um espaço de luta”.

Embora o número seja animador, o jornal diz que a campanha de 2020 será uma a das dificuldades dos povos indígenas para ver seus candidatos eleitos. Por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), os eventos físicos ficaram restritos e a campanha será em grande parte digital. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e e Estatística (IBGE), 46 milhões de brasileiros não têm acesso à internet. É um a cada quatro habitantes do país, a maioria vivendo longe dos centros urbanos, como os indígenas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso