Política


Codevasf ganha selo ‘Empresa Limpa’ por práticas anticorrupção


Publicado 07 de fevereiro de 2023 às 06:44     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Codevasf

A Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) recebeu no mês de janeiro o Selo Empresa Limpa, concedido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. O selo é outorgado a empresas comprometidas com práticas de integridade e contra a corrupção e está associado a compromissos de disseminação interna da legislação anticorrupção, assim como à vedação de qualquer forma de suborno, à promoção da legalidade e da transparência e à colaboração com investigações.

“O Selo reforça na Codevasf o compromisso com uma governança corporativa de excelência e reafirma sua postura de integridade, responsabilidade e transparência perante instituições parceiras e comunidades assistidas por projetos e ações da Companhia”, avalia Marcelo Moreira, diretor-presidente da Companhia.

A concessão do selo está associada à adesão da Codevasf ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, coordenado pelo Instituto Ethos. A adesão da Companhia ocorreu em janeiro, por iniciativa da Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Codevasf (Sede) e por operacionalização da Secretaria de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos.

No fim de 2022, a Companhia atualizou seu Plano de Integridade, com um conjunto de iniciativas voltadas a prevenir, detectar e remediar ocorrências de quebra de integridade.

Sobre o Pacto Empresarial
O Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção foi lançado em junho de 2006, por iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do UniEthos – Formação e Desenvolvimento da Gestão Socialmente Responsável, da Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) e do Comitê Brasileiro do Pacto Global.

No Brasil, 1.165 empresas aderiram ao pacto. No Distrito Federal, 89 instituições são signatárias da iniciativa. A cada ano, as empresas participantes devem preencher o Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção, uma plataforma de monitoramento dos compromissos assumidos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso