Saúde


Com 2.494 casos de covid-19, Sergipe recebeu apenas 12 respiradores do Governo Federal


Publicado 15 de maio de 2020 às 15:26     Por Peu Moraes     Foto Mario Sousa / Governo de Sergipe

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), afirmou que recebeu apenas 12 respiradores do Governo Federal. Atualmente, o estado registra 2.494 casos de covid-19 e 47 mortes. No fim de abril, o governo anunciou que aguardava a chegada de 80 respiradores mecânicos ou ventiladores, equipamentos indispensáveis aos leitos de UTIs neste período de pandemia do coronavírus. Desses, 60 estão sendo adquiridos por meio de compra via Consórcio Nordeste e mais 20, fruto de doação de grupo de empresários sergipanos.

“Não vou esperar a rede de saúde de Sergipe entrar em colapso para receber os respiradores que o Governo Federal prometeu. Recebemos apenas 12 até agora, e o que conseguimos ampliar foi pela rede pública, filantrópica e unidades privadas. Não queremos ver filas de ambulâncias nos hospitais, nem de gente esperando vagas na UTI. Por isso estamos ampliando a nossa rede de saúde e pedindo que as pessoas sigam as medidas de isolamento”, disse em entrevista á rádio XodóFM, nesta sexta-feira (15).

Belivaldo voltou a afirmar que não recebeu nenhum respirador comprado através do Consórcio Nordeste formado pelos nove estados da região e presidido pelo governador da Bahia Rui Costa (PT). “Nos preocupamos aqui em Sergipe com os leitos de UTI, com respiradores. Um problema de fornecedores que está afetando todos os estados, já estamos na 4ª tentativa de compra pelo consórcio Nordeste. O estado não terá uma economia sadia se o nosso povo estiver doente”, afirmou.

Na oportunidade, o governador admitiu a possibilidade de decretar lockdown, bloqueio total ou confinamento no estado, mas ressaltou que será feito somente após estudo. “Um lockdown para conter o número de casos de coronavírus, se vier a acontecer, será setorizado e previamente anunciado, com todas as especificações necessárias de funcionamento dos serviços”, afirmou.

O gestor também afirmou que poderá usar a força policial para conter atos de vandalismo no interior e descumprimento do isolamento social. “Estamos preparados com a Polícia Militar e a Polícia Civil para qualquer tipo de baderna que seja feita nos municípios, de gente que por acaso esteja se aproveitando das medidas de isolamento para fazer bagunça no interior”, finalizou.

Leia mais:
‘Ainda não recebemos respiradores comprados através do Consórcio Nordeste’, diz Belivaldo Chagas
Governador de Sergipe descarta lockdown; estado tem mais de 2 mil casos de covid-19
Belivaldo Chagas rebate Laercio Oliveira: ‘Não deixamos de lado o setor empresarial’



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso