Política


Comitê de defesa registra mais de 5 mil ataques a sites do governo do Brasil em 2020


Publicado 19 de novembro de 2020 às 10:00     Por Eduardo Costa     Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Grupo de Resposta a Acidentes Cibernéticos, comitê de defesa do Governo Federal, registrou 5.128 ataques a sites do governo do Brasil até agora em 2020. Além disso, foram pontuadas 20.645 notificações e 2.096 vulnerabilidades com entidades governamentais no âmbito federal.

Destes 5.128, foram 2.647 caracterizados como abuso de sítio; 1.090 como fraude; 517 como scan; 312 como vazamento de informação; e 103 como indisponibilidade. Recentemente, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável por processamento de dados no país, registrou média de 15 mil tentativas de ataque por mês.

Muitas destas ações são consideradas de baixo risco, como digitação errada de senhas. Mas também existem os casos mais graves, como o que aconteceu no último domingo (15), quando houve uma tentativa de invasão ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a apuração dos resultados das eleições.

Para tentar conter os ataques, segundo o portal Metrópoles, o departamento de segurança da informação do Gabinete de Segurança Institucional lançou campanha na intranet do Palácio do Planalto, para que servidores tomem medidas que evitem as ações. Dentre elas, há informes sobre vazamentos de documentos sigilosos e cyberbullying.

Leia mais:
Barroso pede que PF investigue ataque hacker ao sistema do TSE
Investigação aponta operação coordenada em ataque hacker ao TSE



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso