Política
Congresso do Peru recomenda processar presidente da República por traição à pátria
Um relatório do Congresso peruano, divulgado nesta terça-feira (9), recomenda processar politicamente e criminalmente o presidente Pedro Castillo. A alegação é de que teria cometido traição à Pátria ao considerar um possível referendo popular para conceder à Bolívia uma saída para o mar.
“Recomenda-se: acusar por procedimento prévio político o investigado José Pedro Castillo Terrones, na qualidade de Presidente da República, como suposto autor do crime de Traição à Pátria”, aponta um relatório especial da Subcomissão de Acusações Constitucionais do Congresso do Peru, divulgado pela imprensa.
O documento impõe “a sanção de inabilitação por cinco anos para o exercício de cargos públicos”. A recomendação deve ser votada pela subcomissão e depois debatida pelo plenário do Congresso, e se aprovada, pode levar ao pedido de destituição do presidente.
A medida é uma resposta à polêmica entrevista dada por Castillo em janeiro à CNN, onde o presidente não descartou facilitar o acesso ao mar boliviano se a população decidir por meio de um referendo popular.
Leia mais
Foragido que estava entre os mais procurados de Sergipe é preso em Aracaju
Leia os termos de uso