Política


Covid-19: Crise no Brasil faz disparar número de projetos que preveem quebra de contratos


Publicado 17 de maio de 2020 às 13:01     Por Roberta Cesar     Foto Jane de Araújo/ Agência Senado

A crise econômica no Brasil que foi provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) disparou no país o número de projetos legislativos que preveem a quebra de contratos. As informações foram publicadas pelo jornal Estadão, neste domingo (17).

De acordo com a publicação, os projetos alegam principalmente as dificuldades que as famílias e as empresas estão tendo para pagar contas durante o período de isolamento social, que fez cair a renda dos brasileiros.

Segundo dados obtidos pelo jornal, apenas no setor de serviços essenciais (água, energia, telefonia e internet), há 160 projetos referentes a proibição de cortes de fornecimento, suspensão de cobranças e estabelecimento de gratuidade em alguns serviços.

“É a institucionalização da insegurança jurídica”, ressaltou a economista Luciana Yeung. Ela afirmou que a quebra dos contratos poderá gerar algumas dificuldades para a recuperação de empresas em vários setores. Em manifestações públicas, representantes do Banco Central (BC) e do Ministério da Economia estão alertando para o perigo da quebra dos contratos. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, falou em “colapso” na economia se essa medida for levada ao extremo.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso