Política


Covid-19: Eduardo Bolsonaro causa mal-estar diplomático com a China


Publicado 19 de março de 2020 às 10:45     Por Redação AjuNews     Foto Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) causou um mal-estar diplomático com a China, principal parceiro comercial do Brasil. Nesta quarta-feira (18), o parlamentar postou no Twitter que o país asiático seria culpado da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“Quem assistiu Chernobyl vai entender o que ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa mais uma vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas A culpa é da China e liberdade seria a solução”, escreveu Eduardo.

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, fez dura crítica ao deputado e disse que ele deveria pedir desculpas ao povo chinês. Ele ainda afirmou que vai manifestar sua indignação junto ao Itamaraty e à Câmara dos Deputados.

“A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty e a @camaradeputados. @BolsonaroSP @ernestofaraujo @RodrigoMaia”, respondeu o embaixador.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu desculpas à China, nesta quinta-feira (19), pela acusação feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que escreveu uma mensagem no Twitter responsabilizando o governo chinês pela pandemia do novo coronavírus.

“Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador Yang Wanming pelas palavras irrefletidas do Deputado Eduardo Bolsonaro”, escreveu Maia em seu Twitter.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso